ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 139-1


Poster (Painel)
139-1Seleção de um consórcio bacteriano com potencial para a promoção do crescimento da planta produtora de óleo essencial Lippia sidoides Cham (alecrim-pimenta)
Autores:Lacerda, J.R.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Silva, T.F. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Vollú, R.E. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Alviano, D.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Alviano, C.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Blank, A.F. (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Seldin, L. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Lippia sidoides Cham. (alecrim-pimenta) é uma planta aromática, típica da Caatinga, pertencente à família Verbanaceae. As folhas de L. sidoides produzem óleo essencial com propriedades medicinais e alto valor comercial, justificando, portanto, a necessidade de sua preservação e o aumento de sua produtividade. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo selecionar um consórcio de bactérias com potencial para promover o crescimento de L. sidoides. Para tanto, 45 estirpes previamente isoladas do caule e da folha de L. sidoides foram testadas quanto à sua capacidade de promoção do crescimento de plantas (PGPB), através da mineralização de fosfato orgânico, solubilização de fosfato inorgânico, produção de sideróforos, quitinase, compostos indólicos e presença do gene nifH (que codifica para a subunidade menor da enzima nitrogenase, responsável pela fixação biológica no nitrogênio). Vinte e duas estirpes apresentaram testes positivos para a mineralização de fosfato orgânico, sendo 3 estirpes de Enterococcus sp., 11 de Lactococcus sp., 2 de Paenibacillus sp., 2 de Bacillus sp. e 4 de Curtobacterium sp. As estirpes pertencentes ao gênero Lactococcus sp. apresentaram os maiores índices enzimáticos (≥2), indicando alta eficiência da mineralização de fosfato orgânico. No teste de solubilização de fosfato inorgânico, 27 estirpes apresentaram testes positivos: 1 estirpe pertencente a Enterococcus sp., 10 a Lactococcus sp., 6 a Paenibacillus sp., 7 a Bacillus sp. e 3 a Curtobacterium sp. Em relação à presença do gene nifH, 27 estirpes foram positivas: 8 Enterococcus sp., 5 Lactococcus sp., 2 Paenibacillus sp., 8 Bacillus sp., 3 Curtobacterium sp. e 1 Corynebacterium sp. No entanto, nenhuma estirpe foi positiva para produção de quitinase, sideróforos e compostos indólicos. A partir desses resultados, foram selecionadas 13 estirpes que apresentaram resultados positivos em 3 dos testes realizados e/ou se destacaram na solubilização/mineralização de fosfato. Das estirpes selecionadas, 10 pertencem ao gênero Lactococcus sp. e 3 Curtobacterium sp. Foi realizado então o teste de antagonismo entre todas as 13 estirpes selecionadas. Nenhuma delas foi capaz de inibir o crescimento da outra, demonstrando que podem ser usadas em um consórcio. Concluiu-se, portanto, que essas 13 estirpes, pertencentes a dois gêneros diferentes, demonstram potencial para serem utilizadas como promotoras do crescimento da planta produtora de óleo essencial L. sidoides Cham.


Palavras-chave:  Lippia sidoides, PGPB, Promoção do crescimento, Alecrim-pimenta, interação bactéria-planta